Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
OCLUSÃO
A disfunção temporomandibular define-se como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos da mastigação, da articulação temporomandibular que liga o maxilar ao crânio, e todas as estruturas associadas.
Os principais sintomas são:
O médico dentista dedicado à Oclusão conseguirá diagnosticar e esclarecer sobre quais os tratamentos mais indicados para o seu caso, nomeadamente:
O corpo humano é composto por um conjunto de sistemas que trabalham de maneira coordenada, pelo que poderá existir a necessidade de ser avaliado por uma equipa multidisciplinar composta por Otorrinolaringologia, Terapia da Fala, Pneumologia, Psicologia, Fisioterapia e Ortóptica.
O bruxismo é um distúrbio do sono caracterizado pelo cerrar e ranger dos dentes, ou mesmo a contração involuntária, rítmica ou não rítmica, dos músculos. Isto provoca um desgaste grande que pode afetar a integridade dos dentes e comprometer a saúde oral. O bruxismo não é uma doença, mas sim uma “manifestação de algo”, que pode afetar adultos e crianças.
Sim, a maioria dos episódios de bruxismo diminui se o paciente conseguir minimizar os níveis de ansiedade diária e melhorar o padrão de sono. Apenas uma abordagem multidisciplinar pode avaliar cada caso e assim ajudar a melhorar a qualidade vida dos pacientes com bruxismo.
Sim. Após realização de exames específicos (polissonografias e/ou endoscopia de sono induzido), o paciente é encaminhado para a colocação de aparelhos de Avanço Mandibular e/ ou para a colocação de um dispositivo chamado CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) que impede o encerramento das vias aéreas durante o sono, aumentando a pressão de ar na garganta.
Sim, uma avaliação precoce poderá evitar problemas a nível de desenvolvimento motor e emocional.
Faça download do folheto digital de Oclusão e conheça esta área de intervenção.