Prevenção e bem-estar
Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
Prevenção e bem-estar
De acordo com um estudo recente desenvolvido pela Ordem dos Médicos Dentistas, os portugueses são os cidadãos da Europa que mais sofrem de doenças orais. Esta realidade faz com que seja determinante sublinhar a importância de cuidar da saúde dos dentes. Isso implica cuidados diários, nomeadamente na higiene oral e numa alimentação cuidada, mas também com o agendamento de visitas periódicas ao médico dentista. Conheça as principais estratégias para uma higiene oral saudável e as suas vantagens.
São muitas as vantagens de manter uma boa disciplina no que toca à saúde dos dentes e da boca em geral. Além de prevenir algumas doenças, ter os dentes cuidados permite ainda mastigar bem os alimentos, pronunciar bem todos os sons e manter um bom sorriso.
Infelizmente, os portugueses ainda não estão muito sensibilizados para a importância da saúde oral e, segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, quase metade da população portuguesa não vai ao dentista há mais de um ano. Esse comportamento aumenta a probabilidade do aparecimento de problemas como cáries, gengivite, periodontite, halitose, abcessos, sensibilidade dentária ou tártaro.
Seguir uma boa alimentação é uma das melhores formas para manter uma boa saúde oral. Além daquilo que comemos, também a frequência com que o fazemos pode ser decisivo pois, caso não se faça uma higiene adequada, a boca e os dentes em particular ficam mais vulneráveis. Um dos principais problemas são os ácidos que resultam do processo de transformação dos açúcares e hidratos de carbono que a saliva efetua e que podem afetar a saúde do esmalte dos dentes, acelerando a decomposição.
As pastilhas elásticas estimulam o fluxo salivar e aumentam a produção de cálcio e fosfato, dois fatores que ajudam a fortalecer o esmalte dentário e a prevenir a cárie dentária. Assim, recomenda-se o seu uso, optando por opções sem açúcar, desde que não seja portador de doença gástrica ou outra que não aconselhe a mastigação de pastilha elástica, e na ausência de condições para efetuar a sua higiene oral.